Não é só você que passa o mês pensando em como pagar todas as contas, suprir as necessidades e economizar para emergências.
Porém mais de 40% de toda população brasileira, ou seja 60,1 milhões de pessoas têm nome sujo, e você não quer ser mais um para essa estatística não é mesmo?
Se livre dos péssimos hábitos financeiros conferindo agora algumas dicas:
1. Registre todas as despesas
Antes de tudo, você tem o controle de quanto está gastando?
O primeiro passo é este, guarde todas as notas do cartão para quais são as suas despesas e passe a anotar em uma planilha de gastos para se prevenir no mês seguinte.
Se você é dono de uma empresa, também pode escolher um sistema de gestão, no qual possa acompanhar as vendas, ver relatórios e gráficos em qualquer lugar.
2. Crie metas
Agora que você sabe quais são os seus gastos, crie metas e as divide em categorias.
Custos essenciais: são os do dia-a-dia, como casa, alimentação, educação, transporte, etc.
Custos financeiros: são os débitos adicionais ao custo complementar, como por exemplo, você precisa de internet em casa, mas você precisa do pacote maior de internet?
Custo de lazer: são todos os gastos relacionado a lazer, como sair com amigos, academia, salão de beleza, shopping, e etc.
Depois que dividir as suas despesas, agora é a hora de saber como gerenciar o seu dinheiro.
3. Pague suas contas em dia
Acho que não é preciso dizer, mas é sempre bom lembrar, sempre pague as contas no dia, não deixe para depois pois pode ocorrer um imprevisto, e acabar tendo uma dívida que poderia ser evitada.
4. Aprenda a dizer “não”
Sei que já aconteceu isso, você falou que iria ficar em casa mas por pressão dos amigos, você acabou saindo e gastou o que não podia. Para evitar custos adicionais, faça sempre um planejamento para ter um controle do quanto pode gastar sem comprometer sua renda.
5. Se tem dívidas, foque em quitá-las
Se seu nome estiver no vermelho, priorize em pagar suas contas. Pagar à vista é o melhor pois pode conseguir um desconto no valor, mas se for pagar em parcelas, faça que sejam parcelas que caibam em seu orçamento.
6. Concentre os vencimentos ao inicio do mês
Sabemos o que falamos lá em cima e essa daqui é como um complemento a ela, ponha os vencimentos de suas contas nos dias de pagamento do seu salário, preferivelmente na mesma semana, assim não vai ter tempo de você pensar em gastar em outra coisa, como também se livra das dívidas logo.
7. Poupe o quanto for possível
Se você não tem dívidas, faça uma poupança da sua renda para momentos de crise. Você deve economizar, em média de 10% do seu salário assim que o receber. Sim, é importante por a poupança na categoria de custos essenciais, para não ter muitas alterações no depósito. Se possível guardar uma quantia mensal, por exemplo, R$ 100,00 por mês ou faça pequenos depósitos semanais de qualquer valor.
8. Faça um cofrinho
Essa é a mais simples forma de começar a economizar dinheiro, compre um cofre e guarde nele as suas moedas da carteira, os trocados da passagens e compras. Sem esforço, no futuro você terá uma grana extra.
9. Seja sustentável
Esse deve ser a ultima coisa a ser revisada por você na hora de economizar pelo fato de ter diversos fatores contidos nele. Vamos falar alguns, mas não se preocupe se nenhum não encaixar ao que você quer, existe vários métodos.
Apague a luz: uma pratica que pode te ajudar a diminuir a conta de luz.
Nada de copos descartáveis: muitas empresas vem retirando o hábito dos seu colaboradores de usarem copos ou qualquer tipo de descartáveis. Então, você empreendedor, tem a missão de diminuir a compra destes e fazer companhas que fazem o seu grupo se conscientizar e trazer copos ou canecas laváveis.
Faça reciclagem: se não vai utilizar mais, veja outra forma de usar o material antes de descartar. Utilize frente e verso de folhas para rascunhos e anotações, por exemplo.
Tenha uma boa alimentação: pode parecer maluco isso mas faz você economizar sim, uma pessoa bem saudável, adoece menos e compra menos remédios.